quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Tutorial: Short azul em degradê

    Meio que do nada, minha irmã veio com a ideia de customizar seus próprios shorts tingindo eles com várias cores. E pelo o que parece isso está na moda hoje em dia, eu não sigo muito a moda, prefiro usar o que me dá vontade e eu acho bonito no momento, se estiver dentro dos padrões da moda é melhor ainda.
    Pois bem, pesquisamos bastante sobre esses shorts customizados e achamos muita coisa, só que no meio disso tudo tem muita coisa amadora e o resultado final fica bem esquisito.
    Depois de procurar o modo de fazer direitinho fomos as compras do material, e é bem fácil achar tudo que é necessário. O lugar que é muito bom para achar qualquer coisa que envolva artesanato aqui no Rio que eu conheço e prefiro é a Kalunga, lá é gigantesco e tem tudo que você imaginar para artesanato e faça-você-mesmo-em-casa-e-mais-barato, dentre outras coisas mais.

    Depois que você tiver todos os materiais é só começar:
-shorte velho
-Panela
-Corante para tecidos da cor da sua escolha
-Fixador para tecidos
- Faca de serra ou lixa
-Colher de pau
-Taxinhas que não enferrujam
-Criatividade e paciência.

    Primeiros passos:
    É necessário ferver a água em uma panela que caiba o short e que não faça muita bagunça no fogão porque para limpar é muito ruim... Então dilua um pouco do corante sem que fique garrado no fundo da panela, (não é necessário usar todo o corante).



     Na primeira tingida minha irmã colocou o corante azul mais claro dos três que ela ia usar para fazer o degradê



     Depois que o short ficou uns trinta minutos de cada lado de molho, foi a vez de trocar de panela e adicionar o corante mediano até a metade do short

     Lembrando que é sempre necessário repetir o procedimento de tingir dos dois lados do short
 E por último o tom mais escuro de azul na parte de cima cobrindo a última camada.





     É legal que o short esteja molhado para que o degradê não fique super certinho e fique um efeito falso, háh, e não esqueça de colocar as taxinhas, mas só depois que você deixar o  short de molho no fixador, ( que também não é necessário usar todo o produto)

    Nesse outro short minha irmã queria um degradê com rosa, então depois que ela detonou o short ela repetiu todo o processo acima reutilizando as mesmas tintas só que adicionando o rosa.


   Já esse outro foi todo amarradinho para a panela e foi utilizado duas cores para ficar com esse efeito
     Depois foi só pintar as bolinhas com tinta de tecido.
     Para o short ter um acabamento bem legal e detonado é necessário que você deixe de ter pena e dar umas rasgadas com vontade nos detalhes e bolsos




     Usando a faca de serra você vai cortando o short com bastante cuidado para que não o corra acidentes (o que escapou das nossas mãos algumas vezes) e cuidado para não rasgar demais.

     Se você usar uma lixa daquelas grandes para pés, o efeito fica bom como acabamento nos lugares que você usou a faca para abrir os buracos.


     Você pode utilizar suas calças velhas que estão pescando para customizar vários shorts, o que foi que a gente fez, que além de sair bem mais barato do que comprar um novo na loja, é bem divertido fazer e ainda o short fica com a sua cara.
    Minha mãe reclamava bastante de toda a bagunça que ficou a cozinha e a área de serviço, mais depois que ela viu o resultado, quis até um short em degradê e cheio de taxinhas para ela.
Resaltando que se for necessário, repita todo o tingimento novamente, e não se esqueça do fixador se não a tinta começa a desgastar nas primeiras lavagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inspiração para a minha vida

"Você nunca chegará a 100% se ficar conformado com 99%"